sábado, 3 de outubro de 2015

Manual Completo do Ruivo Acobreado

Sempre aparece meninas pedindo ajuda para vir para o lado ruivo da força, por isso, resolvemos fazer um tipo de ''manual'' com algumas coisas que você, ruivosa, vai precisar saber para entrar nessa.

Antes de começar gostaria de deixar bem claro que não recomendamos que façam essas coisas em casa, a não ser que você entenda o que está fazendo e esteja segura porque a probabilidade de dar merda é grande.

A 1° coisa que você tem que ter em mente é que precisa de muuuita paciência
As tintas ruivas costumam desbotar e danificar mais do que as outras cores, por tanto, vai gastar muito do seu tempo recuperando, cuidando, retocando e tonalizando a cor.

O 2° ponto é sobre a descoloração: Descolorir ou não? Essa é a maior das duvidas e tudo vai depender do seu cabelo e das possíveis químicas que tem nele ou não. Se tiver tinturas fortes como vermelho ou cores escuras em cima provavelmente precisará de uma descoloração, decapagem, soap cap ou do nosso queridinho Dekap- Color. Se seu cabelo é virgem, não precisa se preocupar que na maioria das vezes a tinta pega muito bem caso não tenha nenhum problema de pigmentação.

OBS: Muito cuidado com descolorantes se você tiver alguma outra química forte como progressivas, relaxamentos e permanente, na maioria das vezes essas químicas não são compatíveis e resultam em corte químico. Então recomendamos que procure SEMPRE um profissional que entenda!

Mas antes de falar do ruivo propriamente dito, preciso explicar o básico de tons e nuances:

Os tons base são organizados em ordem numérica crescente onde começa do mais escuro e indo para o mais claro:


E na maioria das vezes os tons base são acompanhado de nuances, então se tiver aquele ''.'' seguido de um numero está dando a cor da nuance, ou seja, um tom base que traz um reflexo diferente da cor base.

Geralmente os ruivos costumam trazer nuances .3 se for dourado, .4 se for acobreado, .5 se for acaju e .6 se for avermelhado.

Agora vamos ver tudo isso na pratica:

Segue abaixo a altura de tons ruivos variando do castanho claro (5) ao loiro muito claro (9) e o tom fantasia:

Agora vamos complicar um pouco: 
Imagine esses tons acima com reflexos/nuances diferentes como o dourado, acobreado, acaju e avermelhado respectivamente podendo ser misturados fazendo uma ampla gama de cores para todos os gostos possíveis.


Intensificadores de cor ou MIX: Como o próprio nome diz, foi feito para ser misturado na tinta para intensificar a cor desejada. Geralmente são com numerações 0.43 (intensificador cobre dourado), 0.45 (intensificador cobre acaju), 0.4/ 0.44/ 0.77igora (intensificador cobre/laranja) ou 0.6/ 0.66/ 0.88igora (intensificador vermelho)

E por ultimo e não menos importante: a oxigenada (ox), afinal sem ela não tem reação para que a coloração se fixe e mude a cor do cabelo. Quanto maior o volume da oxigenada mais abrirá o tom do cabelo. as oxigenadas podem ser de 20 volumes, 30 volumes e 40 volumes.

E os mais famosos e queridinhos tons de ruivos são esses:

1- Ruivo Acobreado:
É o mais parecido com o ruivo natural, geralmente tem reflexos dourados ou alaranjados bem leves e as principais tintas que costumam chegar nesse tom são as 7.4 e 8.4.


2- Ruivo Acobreado Intenso:
É um ruivo natural com cor mais intensa, mais ''acesa''. Geralmente são tintas com nuances .44.


3- Cobre Avermelhado:
São ruivos com nuances cobres avermelhadas bem intensas, podendo ser tintas 6.46, 7.46.


 Lembrando que cobre avermelhado e vermelho acobreado são coisas diferentes! Vermelhos acobreados geralmente são vermelhos com nuances bem leves de cobre. Geralmente são tintas 7.64 ou 6,64.

4- Strawberry Blond:
É o tom mais procurado na maioria dos casos. É aquele ruivo bem suave com reflexos dourados mais fortes e acobreados mais de leve. Podendo ser se tintas 9.34, 8.34.


5- Vermelho Intenso:
São tons conhecidos como cereja ou rubi. São os tons mais fáceis de achar, com ótima fixação e alta durabilidade.


6- Fantasia: 
São tons que não existem naturalmente. São geralmente muito intensas e muito pigmentadas.


Lembrando que o tom resultado vai depende do tom base que está seu cabelo e a tinta que irá usar pois cada tinta tem uma tonalidade diferente. Algumas são tons mais fechados e escuros como Red Iron e Alfaparf Evolution, algumas são mais claras e douradas como a Majirel e Raiz Latina, algumas são mais avermelhadas como as tinturas de farmácia, Aquaflora e a Belkey, outras mais alaranjadas como a Yamá e a Igora( lembrando que a Igora o acobreado dela é a dado pelo numero .7 e o vermelho pelo .8), e algumas super acobreadas como a It&ly, Tec Italy e Keune.

Uma dica MUITO importante: SEMPRE faça o teste de mecha, principalmente se for pintar em casa sem algum profissional. O teste de mecha é importante para ver se seu cabelo aguenta a química da tinta e da descoloração, se não tem nenhuma química incompatível, se não ocorrerá reações alérgicas no período citado pelo fabricante e saber a cor resultado da mistura.

Recomendo sempre que pesquisem mesmo se for em salão para saber o que você ou qualquer outra pessoa fará com o seu cabelo. Hoje em dia na internet tem várias meninas comentando e compartilhando suas experiencias em blogs e em grupos do FACEBOOK como o Ruivas, acobreadas, dicas e truques e o Amor acobreado sem censura.

Espero que tenham gostado e entendido. Qualquer duvida ou sugestões é só deixar nos comentários que responderemos o mais rápido possível.